ANA SALAZAR

Nasceu em Lisboa, onde continua a viver. Inicia a sua carreira na Moda na década de 70, introduzindo um novo conceito de vestir para Portugal, sendo considerada pela imprensa (nacional e internacional) como pioneira da Moda “Made in Portugal”.

Detém 3 pontos de venda próprios, em Portugal, para além de estar representada em lojas multimarcas, por todo o país.

Desde 1989 desenvolve uma linha de perfumes, em regime de licença.

A partir de 91 desenha ANA SALAZAR CERÂMICA, uma linha de azulejos para interiores.

Para além da criação de peças para lojas de museus nacionais e de ter projectado as togas do ISCTE, participou em várias exposições temáticas, em Portugal e no estrangeiro, designadamente:“La Mode au Xème Siècle (Musée du Louvre, Paris, e Museu do Traje, Lisboa); “Traje-Um objecto de Arte” (F. Gulbenkian, Lisboa); “Moda e Design de Objectos” (Europalia, Bruxelas); “Variations Gitanes” (Musée du Louvre, Paris) ; “Histoire de Mode d’hier et d’aujourdui” (Musée des Arts de la Mode, Paris).

Desde 1990 tem vindo a criar figurinos para peças de teatro e dança.

Em 2003 é lançado o livro “Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada”, uma obra com múltiplas fotografias que documentam todo o seu percurso de vida até à actualidade. Concebe a nova linha de vestuário de serviço dos CTT - Correios de Portugal, bem como os trajes para a Confraria do Maranho.

Para além das várias distinções e prémios que lhe têm vindo a ser concedidos, foi agraciada pelo Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e distinguida com o "Prémio Carreira" e o "Troféu Sena da Silva", do Centro Português de Design.

Em 2004, cria os lenços de senhora para a AML - Área Metropolitana de Lisboa e é responsável pelo conceito e design das peças de merchandising desenvolvidas para o Aquário da Madeira. No final do mesmo ano, lança uma nova fragrância, "Silêncio", e participa na emissão filatélica "Moda Portuguesa", dedicada aos mais importantes criadores de moda portugueses, com a elaboração de um selo, para os CTT correios.   

Em 2005 lança a colecção Ana Salazar Eyewear, que inclui óculos oftalmológicos e de sol. Inaugura a exposição "15 anos Ana Salazar / Recer", no Museu Nacional do Azulejo, que se prolonga até 2006.

Em 2006 apresenta a nova colecção Ana Salazar Eyewear e desenvolve um capacete e um fato de competição para a Seat.

Em 2007 lança o novo perfume para homem AS e relança a sua segunda linha, AS, que para além de peças casuais apresenta uma linha completa de jeans. É considerada pela revista Visão uma das mulheres mais influentes em Portugal.

Em 2008 assina um contrato de licença com a empresa Lameirinho S.A. para a produção e comercialização da linha Ana Salazar Têxteis Lar.

Em 2009 recebe o prémio "Lux" de Mulher do ano 2008 na categoria de Moda.