ALEXANDRA MOURA

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1973, forma-se no IADE, especializando-se posteriormente em Projectos de Design de Moda.
Entre as suas participações em diversos acontecimentos de moda, das Manobras de Maio ao Portugal Fashion 97, com passagens pelas Mostras de Jovens Criadores, representando Portugal na 1a. Bienal de Jovens Criadores dos Paises Lusófonos, Alexandra Moura colabora nos gabinetes de design de Ana Salazar e José António Tenente.

Em 2000 é convidada pela OPTIMUS para apresentar a sua primeira colecção a solo, iniciativa que repete com a apresentação da sua colecção Inverno 01.
Em Abril de 2002 apresenta coleção Inverno 02 no Espaço LAB da 18ª edição ModaLisboa e a partir de Outubro passa a apresentar regularmente as suas colecções na ModaLisboa - LisboaFashionWeek. Concebe as fardas para as lojas Atlantis Crystal e em Setembro participa no showcase + Portugal, em Barcelona, onde apresenta a sua colecção Verão 03 integrada no Circuit.

Em 2003 é selecionada para integrar o projecto “Best Of – 180 produtos de Design Português” da autoria do Centro Português de Design e é convidada a apresentar a colecção Inverno 03 no decorrer da XIII Semana da Moda de Belgrado.
No âmbito da ExperimentaDesign 2003 Bienal de Lisboa, cria o projecto Wearable Design - Voyager. Concebe vestuário para a Lusoponte, S.A. É convidada a criar um prato para a Creative Collection da marca Nobre, produzido pela SPAL. Inicia uma carreira de docente na ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco – onde lecciona actualmente a disciplina de Design de Moda. Em Dezembro abre o seu atelier em Lisboa - na Rua Latino Coelho, ao Saldanha - um espaço destinado ao atendimento personalizado de clientes, bem como à apresentação das colecções à imprensa e compradores.

Em 2004, participa na exposição "My Favourite Dress", realizada no pavilhão de Portugal em Lisboa, desenha os figurinos para o bailado "Castañeda" pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e é convidada a apresentar a colecção Inverno 04 no evento "Baltic-Sea Hi Fashion Show", na Alemanha. Em Novembro, participa na Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne, onde apresenta coordenados da colecção Verão 2005. Integra a colecção de selos dos CTT, "Moda Portuguesa - Criadores de Portugal". É responsável pelo guarda-roupa de Sónia Tavares na digressão dos Gift - AM/FM Tour e pelo de Teresa Salgueiro na digressão dos Madredeus - "Um amor infinito".

Em Fevereiro de 2005, é convidada a apresentar a colecção Verão 05 na 6ª edição do evento "Dragão Fashion", em Fortaleza. Apresenta a colecção Inverno 05 no âmbito do evento Baltic-Sea Hi Fashion Show, na Alemanha. Concebe vestuário para os funcionários do Bairro Alto Hotel, do restaurante L'Appart (Hotel Le Meridian Park Atlantic, em Lisboa), da loja piloto da Vista Alegre / Atlantis e do 7º aniversário do LUX, em Lisboa. Participa na iniciativa "Vidago Obsession - back to 20´s", no Vidago Palace Hotel. Pelo quarto ano consecutivo, cria uma mesa de Natal para o Hotel Pestana Palace.

Em 2006, apresenta as colecções Inverno 06/07 e Verão 07 na feira Bread & Butter Barcelona. É nomeada para a XI Gala dos "Globos de Ouro" na categoria de Moda/Melhor Estilista. Apresenta a colecção Verão 07 na "Belgrade Fashion Week". Desenvolve projectos para a Pernod Ricard Portugal, associando a marca à Chivas Regal: Chivas Bar Styling T-Club Styling by Alexandra Moura – desenvolvimento conceptual de bar, imagem e merchandising; decoração da montra do restaurante Bica do Sapato.

Em 2007, participa no leilão de Arte Moderna e Contemporânea do Palácio do Correio Velho em Lisboa, "vestindo" uma jarra Atlantis Crystal no projeto "Liga Bem", em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Integra a mostra de design "Portugal Corner" na feira Blickfang, em Viena. É mencionada como um dos jovens designers de moda europeus com impacto no futuro da moda no livro "Young European Fashion Designers". Em 2008, apresenta a colecção Inverno 08 no Ideal Berlin Showroom.