RICARDO DOURADO

Natural de Cabeceiras de Basto (1980), Ricardo Dourado terminou a sua formação no CITEX, Porto, em 2003.

O seu percurso profissional é multifacetado destacando-se, para além de uma permanência no estúdio de OSVALDO MARTINS (2004), o desenvolvimento de uma série de projectos industriais para marcas como NOTIZ (Dinamarca), ou para as nacionais MTP, TUCHA, INTENSIVE e DAFNE.

Ricardo Dourado colaborou activamente com os estúdios de LIDIJA KOLOVRAT (2002-2003) e HELENA DE MATOS (2003), a par da sua actividade de desenvolvimento de guarda-roupa para a banda “BIG FAT MAMMA”ou o staff da “BLISS”.

Mantém uma colaboração regular na área de styling com a “SEARCH MAGAZINE”, que procura complementar com a participação entusiasta em concursos de Design de Moda (SANGUE NOVO, JOVENS CRIADORES 01, MOD’TISSIMO, NOVOS TALENTOS OPTIMUS).

Tem vindo a abraçar as mais diversas oportunidades, tendo garantido a sua presença em exposições como “Showcase+” (ModaLisboa 2004), “Custom Eyes” (Fabrica Features, 2003), a participação em “ A Cidade vestida” (Porto 2001), ou a exposição individual promovida pela Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto.

Em paralelo com a sua marca própria, que apresenta regularmente na plataforma LAB da ModaLisboa, tem vindo a integrar projectos para a indústria têxtil e do calçado, estando actualmente a desenvolver as colecções "Hydrogen" (linha masculina para a empresa Noronhas) e a colecção feminina para a Eical. Dá formação na área do Design de Moda no CITEX.