Julho 2009
D S T Q Q S S
      1 2 3
5 6 7 8 9 10
12 13 14 15 16 17
19 20 21 22 23 24
26 27 28 29 30 31  

Sábado - 11 Julho 2009
Medicina Tradicional Chinesa - Palestra
Data: 2009-07-11
Hora: 15:00
Local: MUUDA
Palestra de Medicina Tradicional Chinesa
Petra Kostamo
Sábado, 11 de Julho das 15h00 às 18h00


A palestra tem como objectivo dar a conhecer a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, a compreensão oriental do ser humano e o conceito da energia.

•    O que é a Medicina Tradicional Chinesa?
-    Breve história da MTC
-    A diferença entre MTC e medicina convencional
-    A Filosofia e alguma terminologia; Qi, Yin & Yang, Shen, Jing.

-    Visão do corpo humano como campo energético
-    O que acontece quando se adoece
-    Como manter a saúde

•    Métodos de diagnóstico em MTC
-    Interrogatório
-    Observação visual e pelo olfacto
-    Apalpação

•     Métodos de tratamento
-    Acupunctura
-    Fitoterapia
-    Moxibustão
-    Dietética
-    Ventosas
-    Tuina
-    Qi Gong
-    Como funcionam
-    Algumas demonstrações


•    O que se pode tratar com os métodos de MTC
-    Doenças mais comuns da lista publicado pela Organização Mundial de Saúde
-    Alguns exemplos em termos de medicina Chinesa.

•    Perguntas e respostas      

Valor por pessoa: 15€+IVA

Inscrições abertas através de tatianasilva@muuda.com; telf: 222011833; tm: 961350438 ou pessoalmente no MUUDA - Rua do Rosário, 294, r/c, Porto

Acerca da Formadora  - Petra Kostamo

Mudou-se para Portugal em 1991 com a família, viveu em Espinho e Porto durante 7 anos e voltou para a Finlândia com o interesse de estudar a massagem terapêutica.

Completou o seu grau de massagista profissional no Centro Educativo Edupoli de Porvoo (Finlândia) em 1999 onde aprofundou as técnicas de massagem Sueca terapêutica. Desde então está inscrita na Autoridade Nacional de Assuntos Médico-legais (TEO - Finlândia).

No ano de 2000 abriu uma clínica Petraamo em Helsínquia.

Motivada pelos seus interesses nas filosofias orientais e nos métodos de cuidados de saúde, Petra diplomou-se como praticante de Reiki, nos cursos básicos e avançados na Reiki Network nos anos de 2000 e 2003. A Reiki Network emprega o método de Usui Shiki Ryoho.

Seguindo estas motivações, em 2001, Petra também formou-se como terapeuta de Shiatsu pela Escola Finlandesa de Shiatsu - Suomen Shiatsukoulu.

Os estudos em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foram iniciados durante o ano de 2001 no Instituto de Medicina Tradicional Chinesa de Porvoo, Finlândia - Kiinalaisen lääketieteen Instituutti e Petra graduou-se como Acupuncturista e Fitoterapeuta de MTC no ano de 2005.

Em 2006, Petra completou o proeminente exame da Associação de Medicina Tradicional Chinesa da Finlândia - The Finnish Traditional Chinese Society of Acupuncture and Herbs (FinnAcu) e está a partir daí oficialmente registada como especialista em Medicina Tradicional Chinesa na Finlândia.

Desde 2006 Petra é a presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa da Finlândia e em 2008 foi eleita para presidente da União Finlandesa de Medicina Tradicional Chinesa - Suomen Kiinalaisen Lääketieteen Liitto (SKILL ry), representando a Finlândia em numerosos encontros internacionais.

No início de 2007 ano adquiriu parte do Instituto de Medicina Tradicional Chinesa, que gere e onde dá aulas no curso de MTC.

Em 2008 Petra volta a Portugal, ao Porto, onde abriu na cidade um consultório - Petraamo, onde pratica, principalmente, MTC.

www.petraamo.fi/pt


Sábado - 11 Julho 2009
Aconselhamento de Imagem com VERA DEUS
Data: 2009-07-11
Hora: 11:00
Local: MUUDA

Aconselhamento de Imagem com Vera Deus

sábado, dia 11 de Julho às 11h00

Neste workshop será feito um acompanhamento personalizado no qual Vera Deus vai, em primeiro lugar, analisar o tipo de corpo de cada participante para depois sugerir o género de peças de vestuário, cores e acessórios que devem evitar e indicar todas aquelas que vão valorizar e equilibrar a silhueta.

As participantes devem levar consigo as seguintes peças:

- 1 par de Jeans
- 1 t-shirt
- 1 par de calças clássicas
- 1 vestido
- 1 blusa ou top
- 1 casaco

Preço: 45€+Iva por pessoa

Inscrições abertas através de tatianasilva@muuda.com; telf: 222...; tm 961350438 ou pessoalmente no MUUDA - Rua do Rosário, 294 Porto



Sábado - 11 Julho 2009
COCKTAIL FILOSÓFICO I
Data: 2009-07-11
Hora: 18:30
Local: MUUDA

“Cocktail Filosófico”

Reflexões em torno da exposição IN AN ABSOLUT WORLD no MUUDA 

_ I  Sábado, 11 de Julho, das 18h30 às 20h30 - nesta sessão procuraremos reflectir criticamente sobre o conceito de Absoluto, proposto pela marca Absolut Vodka, que dá o mote a este exposição.

_ II  Sábado, 18 de Julho, das 18h30 às 20h30 - na segunda sessão a reflexão incidirá sobre as seis visões de um mundo absoluto propostas pelos seis artistas expostos: Rodrigo Oliveira, Sofia Vilarinho, Silvia Prudêncio, Pedro Maia, Nuno Neto e Mário Ambrózio.

 Os artistas precisam tanto da filosofia da arte como as aves da ornitologia.

                                                                                             Barnett Newman

 Se, por um lado, é verdade que para se expressarem os artistas não precisam para nada da argumentação e da crítica filosófica, por outro lado também é verdade que a arte, principalmente nos últimos 100 anos, tem-se aproximado cada vez mais da filosofia quer confrontando-se com alguns dos seus problemas tradicionais (“O que é a realidade?”, “O que é o ser humano?” ) quer criando problemas filosóficos próprios (“O que é a arte?”, A arte dá-nos conhecimento?”). A arte é por muitos vista como uma espécie de “filosofia visual”.

Também a filosofia (ou pelo menos alguma filosofia) já não pode viver sem os artistas e os objectos de arte, da mesma forma que os ornitólogos não podem viver sem as suas aves.

 É neste pressuposto que se baseiam estas duas sessões de “Cocktail Filosófico” que realizamos no MUUDA em paralelo com a exposição IN AN ABSOLUT WORLD

 A ideia por trás destas sessões é a de proporcionar um encontro agradável entre pessoas dispostas debater ideias, a aprofundar conceitos e problemáticas relacionadas com a arte e a filosofia da arte em geral e com a exposição IN AN ABSOLUT WORLD em particular.

 Para gestão do espaço, a participação deverá ser confirmada por e-mail para info@muuda.com

 A Exposição IAAW está no MUUDA de 4 de Julho a 12 de Setembro, a ver de segunda a sábado das 11h00 às 20h00.

 Colaboração: Revista Um Café

Moderador: Tomás Magalhães Carneiro

http://www.umcafefilosofico.blogspot.com/

www.absolut.com/iaaw/